Porque a páscoa é simbolizada através de coelhos?

Porque a páscoa é simbolizada através de coelhos?

Há muitas histórias que contam sobre a ligação entre o coelho, os ovos e a páscoa. Um dos principais contos é baseado em uma narrativa que foi disseminada pelo mundo todo, que enfatiza a relação destes símbolos à data pascal.

Esta primeira versão é baseada no relato de uma pobre mulher que escondia ovos coloridos de seus filhos para presenteá-los na data comemorativa da ressurreição de Jesus Cristo. Porém, quando os filhos acharam o local em que os ovos estavam, um grande coelho roubou todos os presentinhos, mas, como as crianças não sabiam o que estava acontecendo, acreditaram que o coelho estava distribuindo os ovos coloridos.

Outra história que foi passada adiante, é que os alemães pintavam e escondiam os ovos de galinha para estimular as crianças a procurarem e se divertirem. Como havia muitas pessoas que possuíam coelhos em sua casa, com a agitação dos pequenos, os coelhinhos ficavam saltando de suas tocas, e este acontecimento acabou virando um símbolo de páscoa.

Na época do Antigo Egito, os povos determinavam a época da páscoa através da aparência da Lua, e naqueles tempos, os coelhos eram a principal simbologia da lua. Além de serem mamíferos que apresentam alto índice de reprodução, o período pascal é marcado pela ressurreição e vida nova entre os cristãos e judeus.

 

Porque os ovos de chocolate se tornaram uma febre nesta época do ano?

Fonte: uisp

Os ovos de chocolate foram criados com um intuito mais comercial para conseguir aumentar o número de vendas nesta época do ano. As histórias que giram em torno da criação desta simbologia definem a presença de ovos de galinha, e não de chocolate.

Mas então, porque os ovos de chocolate têm sido um dos principais símbolos da páscoa? Acredito que ninguém gostaria de ganhar ovos de galinha em uma data comemorativa, e devido a isto, a jogada de marketing do setor alimentício foi um dos golpes mais certeiros para aumentar a lucratividade nesta época do ano.

Quando esta data vai se aproximando, diversos mercados ou estabelecimentos que forneçam algum tipo de alimento já começam a se preparar para a chegada dos ovos de chocolate.

Muitas pessoas remetem a páscoa somente a estes produtos, porém, muitos esquecem o real significado desta data.

Os comentários estão encerrados.