Como preparar uma festa junina em sua casa?

Como preparar uma festa junina em sua casa?

Pinterest
 

Tempo de festa, música animada, comidas típicas, danças, brincadeiras e casamentos. Afinal, é tempo de Festa Junina. Uma das épocas mais animadas do ano, várias regiões do Brasil comemoram baseado em seus costumes e culturas.

Muita gente prefere fazer festas juninas em casa para amigos e familiares. Mas antes é necessário realizar um bom planejamento, se organizar, utilizar a criatividade e entrar no clima.

Pensando nisso, decidimos passar algumas dicas para você ter uma inesquecível festa junina sem precisar gastar muito.

 

1ª dica: Festa colaborativa

Oferecer uma festa sempre haverá um custo. No entanto, se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo aos convidados que tragam um prato típico ou uma bebida.

Você pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso. Além das bebidas “quentes”, você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir de bebida na festa. Isso garantirá uma variedade de opções.

2ª dica: Planejamento e realização de convites

Sempre é bom planejar a festa para que nada saia do controle. Por isso, comece fazendo uma lista de convidados sem esquecer a quantidade de crianças.

Defina o tipo de recepção (jantar, almoço, durante a tarde) e considere a estrutura disponível no espaço a ser decorado: quantas mesas principais, mesas de apoio, cadeiras, mesas para os convidados.

Se preferir faça convites temáticos impressos ou convide por telefone, e-mail, facebook ou whatsapp.

dica: Vestimentas

Para ter cara de festa junina não pode faltar as vestimentas apropriadas para a ocasião. Mulheres com vestido estampado, maquiagem e trancinhas e homens com calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha.

Por isso, já avise no convite que a festa será a caráter. Assim, será bem mais divertido.

4ª dica: Decoração do ambiente

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

Busque afastar os móveis para melhorar a área de circulação dos convidados. Deixe reservada uma mesa grande para colocar as comidas. Se for possível, organize as bebidas separadamente, em um aparador.

Não podem faltar bandeirinhas, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, fitas coloridas, imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro dão um toque especial.

Os chapéus de palha dá para ser aproveitado também  para a decoração da mesa. Forrados com guardanapos, podem servir de cesta para os alimentos, como saquinhos de pipoca. Outra boa ideia é compor uma parede com chapéus de vários tamanhos e estilos.

Caso tenha um espaço isolado, para garantir que sua festa junina fique quentinha, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa. Mas muito cuidado, isole a área e não deixe crianças por perto.

Utilize uma toalha xadrez e aproveite pedaços de tecido para compor a mesa principal, de preferência juta e chita.

 

dica: Comidas e bebidas típicas

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

Os comes e bebes apresenta poderá apresentar um cardápio variado. Os donos da casa podem ficar responsáveis pelos pratos e bebidas que são mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde.

Dessa forma, os convidados podem colaborar com a festa levando os pratos mais simples.

Fonte: portaltudoaqui

Fonte: portaltudoaqui

Busque servir as comidas e bebidas em utensílios descartáveis, pois é mais prático e evita fazer aquela sujeira de louça. Existem muitas opções de produtos descartáveis, dos mais refinados aos mais simples. Você poderá escolher os que você acreditar que mais se encaixam a sua festa. Sem falar que há muitos utensílios temáticos que colaboram ainda mais na decoração.

Veja a seguir as comidas e bebidas que não podem faltar em sua festa junina.

Doces e bolos

– Canjica

– Pé de Moleque

– Maria Mole

– Arroz doce

– Doce de batata doce

– Quindim

– Pipoca doce

– Pamonha

– Curau de milho

– Paçoca

– Cocada

– Bolo de fubá  e bolo de fubá cremoso

Salgados e pratos quentes:

– Cachorro quente

– Cuscuz

– Caldo Verde

– Pipoca salgada

– Espetinho de churrasco

– Pinhão

– Milho Verde

Bebidas:

– Quentão

– Vinho quente

– Batidas

dica: Brincadeiras e jogos

Para a criançada, e para os adultos também (já que muitos ainda tem uma criança interior); não poderá faltar as brincadeiras e os jogos que tornará a festa ainda mais divertida.

Abaixo algumas dicas de brincadeiras e jogos.

Brincadeiras:

– Corrida de saco–  As brincadeiras como corrida de saco é simples e divertida, ganha quem cruza a linha de chegada primeiro.

– Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido – pode ser um tomate ou uma batata numa colher até chegar à linha de chegada.

– Pinhata: Você pode colocar a famosa pinhata, um balão gigante e enchê-lo de balas, bombons, confetes e outras guloseimas, e amarrá-lo na arvore e vendar os olhos de quem quiser participar e de três chances da pessoa acertá-lo c/ um pau, é super divertido as criançadas amam.

– Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira falsa de papel laminado.

– Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.

– Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.

– Tiro ao alvo: tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo.Quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.

– Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca – deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas pode ser de tênis ou frescobol para caber na boca do palhaço.

– Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas. Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis. Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música “pescada”.

Jogos

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão.

Use a fita crepe para fixar as garrafas – de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700 ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.

Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.

Pescaria:  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes. Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina.

Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia.Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira.

Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.

7ª dica: Músicas clássicas

Para dar aquela animada e clima de festa junina, fizemos uma playlist de músicas para sua festa. Mas, é claro, não se prenda apenas a elas, busque as que você acreditar que mais se encaixam a sua festa.

Olha pro céu | Ceumar

Marimbondo | Chão e Chinelo e Naná Vasconcelos

Dona tá reclamando | Grupo Cupuaçu e BenjamimTaubkin

Entrada do boi misterioso | Tiago Pinheiro

Salve | Cordel do Fogo Encantado

Caboré | Zabé da Loca

Forró esferográfico | Cabruêra

São João na roça | Luiz Gonzaga

Carneirinho | Mestre Ambrósio

Xiquexique | Arnaldo Antunes, Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik e Paulo Tatit

Cai cai balão  | (autor desconhecido)

Pula a fogueira |  João B. Filho

Festa na roça | Mario Zan

Capelinha de melão | João de Barros e Adalberto Ribeiro

Olha pro céu, meu amor | José Fernandes e Luiz Gonzaga

Sonho de papel | Carlos Braga e Alberto Ribeiro

Pedro, Antônio e João | Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

 

Conheça alguns produtos que a Sete embalagens apresenta para melhorar ainda mais sua Festa Junina em sua casa.

Para brincadeiras:

– Argolas e peixinhos

Para decorar:

– Bandeirinhas

– Bolo Falso decorado

– Bonecos Eletrônicos

– Buquê de Santo Antônio

– Chapéus de palha

– Dobraduras

– Enfeites decorativos

– Espantalhos

– Painéis

– Passarinhos

– Varal decorativo junino

– Sacos transparentes decorados

– Sacolas de papel estampado

Se você ainda não comprou sua roupa temática, também há:

– Roupas e acessórios

Utensílios descartáveis:

– Talheres descartáveis

– Mini colheres

– Potes Plásticos descartáveis

– Copos plásticos

Agora você já sabe como fazer uma festa junina bem divertida e marcante. Chame familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, quem você quiser e divirta-se. Então, mãos a obra e boas festas!

Fontes: portaltuaqui / vejasp / revistacasaejardim

 

Produtos para festa junina em Curitiba

A Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

Os comentários estão encerrados.