Potes Plásticos Descartáveis

Potes Plásticos Descartáveis

original

Os potes plásticos são fundamentais em qualquer cozinha, pois são práticos, baratos e podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos. É importante ficar atento às vantagens e desvantagens dos potes plásticos, pois não é qualquer um que pode ser usado para guardar e proteger os alimentos.
 


 

Para que servem os potes?

Os potes de plástico são bastante utilizados para armazenar alimentos secos como bolachas, farinhas, grãos, pó de café e açúcar. Já para alimentos preparados ou pré-prontos, o tipo mais indicado é o vidro.

Quando for guardar alimentos líquidos ou pastosos, como molhos, evite o uso de pote plástico. O recipiente pode ficar manchado e apresentar odor após o uso, porque o plástico, por ser poroso, tende a absorver o líquido.

Não é recomendável que os potes de aço inox sejam usados para conservar comidas ácidas ou com muito sal, pois são suscetíveis às manchas e há o risco do utensilio alterar o sabor do alimento.
 

Cuidados com os potes plásticos

Os potes plásticos são leves, flexíveis e fáceis de usar, porém são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos.

Se o pote de plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal. Para evitar danos á saúde, é aconselhável conferir no fundo do recipiente plástico o número de reciclagem que vem marcado dentro de um triângulo. Se estiver marcado com os números 1,2,4 ou 5 significa que o pote plástico não contêm BPA, mas não está livre de outros produtos químicos. Se estiver marcado o número 7, o aconselhável é se desfazer desse pote, pois significa que provavelmente contém BPA.

Os potes plásticos podem ser prejudiciais à saúde, por isso, escolha os que estejam dentro das normas ou opte pelos potes de vidro, que armazenam os alimentos da mesma forma e sem contaminá-los.
 

Quais são os tipos de plásticos?

Atualmente, o plástico é utilizado em quase todos os setores da economia, tais como, construção civil, agrícola, calçados, móveis, alimentos, têxtil, laser, entre outros. O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas, transparência, resistência e leveza.

Os plásticos são reunidos em sete grupos ou categorias, algumas delas, PET, PEAD, PVC, PBD e PP..

O plástico PT possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

O PEAD tem qualidades relevantes como sua grande durabilidade, estanqueidade e resistência à corrosão. Devido a sua flexibilidade o PEAD é menos suscetível a danos causados por oscilações extremas, como vibração e choques. Possui excelente resistência a água sem segurar o oxigênio ou o gás carbônico.

O PVC é um plástico que não integralmente composto por petróleo, ele contém cerca de 57% de cloro, que é misturado com etileno para formar o PVC. As aplicações do PVC são inúmeras, dentre elas estão, tubos e conexões, laminados e espalmados, embalagens, fios e cabos, perfis para construção civil, calçados, mangueiras e outras aplicações especificas.

O PP é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Atualmente há uma tendência de no sentido de utilizar exclusivamente o PP no interior dos automóveis, mas também é muito utilizado em copos plásticos, brinquedos, embalagens e recipientes para alimentos.

O plástico PEBD é extremamente eficaz em locais onde os produtos químicos são usados extensivamente sendo resistente, dependendo da química. Não apresenta nenhum dano por diluição, assim como ácidos ou bases concentrados ou ésteres tendo resistência moderada a aldeídos e cetonas.
 

Diferença entre potes de vidro e potes plástico

Diferente do plástico, o vidro não permite que se percam características de aroma e o sabor, pois impede totalmente a evaporação das substâncias contidas nos alimentos. Os potes de vidro são, sem dúvidas, a melhor opção. O vidro é latente, isto é, não reage no contato com o alimento.

Infelizmente, o armazenamento de alimentos em potes de plástico tem se revelado cada vez mais problemático, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde de ser humano. As únicas situações em que os potes plásticos são superiores aos potes de vidro são para levar ao congelador, já que correm o risco de trincar ou quebrar com a temperatura baixa ou choque de temperatura, e para levar comida para algum lugar, porque é mais pesado e tem perigo de quebrar.
 

Potes plásticos para lembrancinhas

Além de servir para armazenar alimentos, os potes de plástico podem ser usados para presentear amigos, familiares e conhecidos. Muitas vezes é uma ótima opção, por ser de fácil acesso e ter um bom custo benefício.

Sempre costuma agradar a maioria das pessoas, e pode ser decorado de diversas formas. O importante é deixar a criatividade solta, para conseguir um produto bastante satisfatório e de boa aparência.
 

 

Potes Plásticos Descastáveis em Curitiba

Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

 

Os comentários estão encerrados.