Potes de vidro

Potes de vidro

original

O que é vidro?

O uso do vidro começou há muitos anos, porém, o material continua sendo muito utilizado nos dias de hoje. O vidro pode ser utilizado em muitas ocasiões, algumas delas são, em janelas, portas, fechamentos de área, fechamento de sacada, para embalagens, entre outras.

 

O vidro é um material muito dinâmico e presente em várias partes da casa, principalmente na cozinha, que protege sem perder a visibilidade e deixa o ambiente mais amplo e elegante.
 

Dicas de reutilização dos potes de vidro

Os potes de vidros têm uma excelente relação de custo beneficio, pois podem ser reutilizados depois do uso, é isso costuma agradar bastante os consumidores atuais. O primeiro passo antes de reutilizar o pote de vidro é ter certeza que está bem limpo e apto para ser reutilizado.

Lustres e pendentes de potes de vidro são muito populares nos dias de hoje, basta deixar a criatividade solta e desenvolver como bom senso e originalidade as ideias que vão surgindo.

Os potes de vidro podem ser utilizados como vasinhos para plantas, podem ser utilizados para plantar temperos como manjericão, hortelã e cebolinha.

Outra dica, que já é bastante utilizada, é usar os potes de vidro para organizar os diversos materiais de escritório, de costura ou artesanato

Também podem servir como porta-temperos, basta prender as tampinhas na base do armário e rosquear os potes respectivos
 

Vantagens e desvantagens de utilizar potes de vidro

O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de vida no meio ambiente sem se degradar, e também não nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existem no consumo humano. São basicamente feitos com arena, calcário, barrilha, alumina, corante e descorante.

O vidro é muito utilizado quando o assunto é embalagem, pois o vidro não exerce nenhuma interferência no sabor dos alimentos e bebidas. No processo de fabricação das embalagens de vidro se encontra outro diferencial do material, a redução dos impactos ambientais, sendo o único material 100% reciclável, ou seja, com 1 kg de cascos é possível produzir a mesma pesagem de um vidro novo, além de possuir um ciclo infinito de renovação.

Escolher o vidro para ser a embalagem de seus produtos não é apenas uma escolha econômica, mas é principalmente um caminho inteligente e consciente, pois o vidro tem inúmeras vantagens em relação a outros tipos de embalagens.

O vidro possui inúmeras vantagens, algumas delas são higiene, impermeabilidade, difícil corrosão, versatilidade e transparência. Porém, também existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração, entre elas, fragilidade, preço mais elevado, peso relativamente grande, menor condutibilidade térmica, dificuldade no fechamento hermético e dificuldade de manipulação.
 

Tipos de vidros

Existem vários tipos de vidros diferentes para cada situação e ocasiões. É importante saber quais são e para que serve cada um. O vidro é muito comum em embalagens, garrafas, potes e frascos.

O vidro temperado é considerado um vidro de segurança, pois quando quebrado se fragmenta em pequenos pedaços, com arestas menos cortantes que o vidro comum. O processo de fabricação consiste no aquecimento da matéria-prima submetido a um tratamento térmico, aquecido a 650/ 700º C, criando resistência mecânica cerca de cinco vezes superior ao vidro comum.

O vidro laminado oferece segurança a prova de bala, controle sonoro e controle de calor. É constituído por uma ou mais lâminas de vidro, fortemente ligadas através de calor e pressão, quando quebrados mantém os estilhaços aderidos à película, não devassando o vão e reduzindo drasticamente as chances de acidentes.

O vidro colorido é utilizado em diferentes tipos de projetos, e se destacam no setor de embalagens e potes, são vidros especiais com alto nível de personalização que evidenciam a criatividade. Existem dois processos de coloração, o vidro pintado e o vidro serigrafado

Os pintados ou laqueados são vidros comuns que recebem a cobertura de uma tinta, laca, no processo a frio, adquirindo grande variedade de cores.

A técnica de serigrafia se traduz na aplicação de uma tinta vitrificada no vidro comum, seguida de forno de tempera para os pigmentos cerâmicos aderirem sua superfície. O resultado é de um vidro temperado com textura resistente inclusive a materiais pontiagudos.

 

 

Higienização dos potes de vidro

Os potes de vidro são os preferidos no quesito saúde e até sustentabilidade, pois podem ser reaproveitados e reciclados infinitas vezes. Neste grupo estão inclusos os potes de palmito, azeitona e até molhos de tomate.

Para lavagem diária dos potes de vidro basta usar detergente e agua fria. Para guardar uma compota, por exemplo, é necessário passar uma pasta de bicarbonato de sódio com vinagre  branco, misturada dentro do próprio recipiente, ou ainda tratar com uma solução de hipoclorito de sódio.

 

 

Potes de vidro em Curitiba 

Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.