Curiosidades sobre a Festa Junina

Curiosidades sobre a Festa Junina

junina 2

Onde ocorre a maior festa junina?

A maior festa junina, com certeza, é a de São João, é um evento anual realizado pela prefeitura de Campina Grande, no Estado da Paraíba, durante o mês de Junho. A festa alegra o povo da região, e representa um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Nesta época, os hotéis, comércios e clubes aumentam seus lucros e geram vários empregos nestas cidades.

Com o passar dos anos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território brasileiro, mas foi no nordeste que se aprofundou mais, tornando-se forte na cultura do povo brasileiro. Na região nordestina, as comemorações duram o mês inteiro, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos de dançam a quadrilha.
 

Trajes típicos da festa junina  

Existem vários trajes típicos quando o assunto é festa junina, porém na hora de escolher o traje para dançar quadrilha o que vale é escolher uma roupa bem colorida, tais como xadrez, florais grandes e pequenos, e listras. As roupas utilizadas nesta ocasião são sempre muito coloridas e misturadas.

O chapéu de palha é um dos elementos que não pode faltar numa festa junina, principalmente nos homens. Já as mulheres podem fazer as clássicas trancinhas no cabelo, também podem optar por colocar flores.

Os homens podem vestir calça jeans e camisa xadrez, utilizando botas ou sapatos nos pés. As mulheres têm duas opções, a primeira é composta de calça jeans e camisa xadrez, com botas cowboy ou montaria. A segunda opção é um vestido xadrez ou estampado de flores e botas. 

Quais são as danças típicas da festa junina?

Sem dúvidas, as danças típicas são as principais atrações das festas juninas. A festa junina acabou tornando-se uma festa que celebra a fé, a gastronomia popular e as danças folclóricas nas regiões do país, como o balão, o fandango e a quadrilha. As danças típicas mudam de acordo com a região.

A Bahia é o estado brasileiro onde as danças mais se aprofundaram O balão surgiu como uma derivação do fado, incorporando características do samba, tornou-se uma das danças mais comuns da região nordestina. A coreografia se caracteriza por movimentos dos pés mais rápidos que o do corpo. Palmas e estalos dos dedos são importantes para acompanhar a coreografia com marcações que seguem a melodia da sanfona.

Na região Sudeste, a quadrilha ganha forma como uma das mais tradicionais danças da festa junina. A dança de pares tem origem na França, no Brasil, acabou incorporando traços da vida caipira. Entre os principais passos da quadrilha junina estão o balancê, o returnê, o tur, o cumprimento às damas, e aos cavalheiros, a troca de lados, damas ao centro, grande passeio, troca de damas e cavalheiros, túnel, caminho da roça, caracol, desviar, grande roda, grande roda, duas rodas, despedida, entre outros.

Na Região Sul é bastante comum o fandango, originado das danças de países da Península Ibérica, como Espanha e Portugal. Em Santa Catarina e Paraná o fandango é a dança para tradicionais bailes que celebram o sucesso na colheita ou casamentos.

 

Coisas que você não sabia sobre a festa junina

A quadrilha é um dos destaques da festa junina no Brasil, está dança surgiu como forma de agradecimento aos três santos católicos, São João, São Pedro e São Antônio. Antigamente, imagens dos três santos católicos eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o passar do tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até os dias de hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.

As roupas típicas da festa junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. A fogueira é uma tradição de origem pagã, que servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte. Alguns dos instrumentos mais utilizados para acompanhar as músicas da festa junina são, violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro e cavaquinho.

 

Como preparar o bolo da festa junina?

A pipoca, como todos já sabem, é uma das comidas típicas da festa junina. É um enfeite que está faz muito sucesso, pois deixa a decoração mais bonita, criativa e charmosa. Podendo enfeitar a mesa principal juntamente com as comidas típicas de São João, como milho cozido, paçoca, pé-de-moleque e bolo fubá.

É importante deixar a criatividade solta na hora de decorar o bolo. Uma ideia é utilizar fitas de cetim coloridas em cada andar e aplicar um pouco de cola quente para fixar as pontas e fazer o laço, também pode colocar um chapéu de palha em miniatura.

 

Festa Junina em Curitiba

A Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

Os comentários estão encerrados.