Velas decorativas

Velas decorativas

velas decorativas op2

Como surgiram as velas?

Nos dias de hoje as velas são utilizadas como artigos de decoração e em situações especiais, no entanto, não foi sempre assim. As velas eram o principal meio de iluminação devido à sua facilidade de fabricação, reposição e valor de aquisição.


Durante a Idade Média, as velas eram bastante utilizadas em mosteiros, salões e igrejas, produzidas através do sebo dos animai, mas o odor desagradável fez com que este ingrediente fosse substituído por ceda de abelha. No inicio da Idade Moderna, as velas começaram a ser feitas de parafina, tal como conhecemos hoje.

Na Europa, as velas eram consideradas artigos de luxo, o que tornava os preços bastante elevados, ficando acessíveis apenas para a sociedade de classe econômica alta. Quando a eletricidade foi inventada, as velas começaram a perde seu alto valor aquisitivo desempenhando um papel decorativo e não mais apenas de iluminação.

Ao longo dos anos foram mudando os tipos e formatos de velas, atualmente existem basicamente três tipos de velas, sendo as velas feitas a partir de parafina, que é a versão mais simples e mais utilizada. Outro tipo tradicional é a vela de estearina, que é confeccionada a partir de um óleo retirado da palma, com alta durabilidade. Também existem as velas coloridas, que são produzidas de parafina e corante.
 

Velas natalinas

velas natalinas op3

É bastante comum a utilização de velas na decoração de natal, pois elas oferecem um ar romântico, sofisticado e delicado aos ambientes. Um dos lugares onde mais se usam as velas é a mesa do jantar de Natal. São colocadas no meio dos alimentos e outros detalhes decorativos, contribuem com o espirito natalino e do aconchego de casa.

Existe uma grande variedade de velas de natal que podem ser usadas para enfeitar tudo com clima natalino, toda festa que esteja decorada com velas fica mais sofisticada e encantadora.
 

O que é parafina e estearina?

Parafina é um solido branco semelhante à cera, parcialmente transparente, não possui cheiro nem gosto. A parafina é obtida a partir do refino do petróleo, através da destilação fracionada e é executada com o auxilio de uma torre de fracionamento. O petróleo aquecido é introduzido próximo à base da torre de fracionamento.

A parafina é feita de uma mistura de frações de petróleo, mistura de hidrocarbonatos, de alto poder de ebulição. As de maior ponto de fusão são mais moles e não prestam à fabricação de velas, já as que apresentam maior ponto de fusão são mais duras e mais apropriadas para a produção de velas, pois possuem melhores condições de desenvolvimento e condicionamento em temperaturas mais elevadas.

 A estearina é adicionada à parafina para fazer com que ela se encolha e se solte facilmente da fôrma. O ideal e mais recomendado é que a proporção seja de 100 gramas de estearina para cada quilo de parafina. O seu uso na fabricação de velas é opcional

Como são feitas as velas coloridas?

velas coloridas op3

Os corantes em pó ou anilinas são usados para cobrir a parafina. É importante saber que os corantes para cosméticos, de uma forma geral, não são muito resistentes a exposições prolongadas a luz, principalmente a luz solar que contem raios ultravioletas, UV.

Em alguns casos é necessário fazer uma mistura de corantes para obter a cor desejada. O giz de cera, também, é um bom corante para velas, deve ser raspado, e as raspas misturadas à parafina derretida. Para velas de parafina comum e velas em gel, é recomendado a utilizar corantes à base óleo, já para velas em pó ou em lentilha, pode ser usado o corante à base de óleo, na forma de pó ou dissolvido em álcool.

É importante saber que a cor fica mais clara após o endurecimento da parafina, por isso, o recomendado é fazer um teste de cor, quando estiver adicionando corante a parafina.

Dicas para a decoração com velas

velas decorativas

As velas proporcionam um ambiente mais romântico, e conseguem se destacar em qualquer cômodo, e ainda tem o poder de perfumar os ambientes. Mas é importante ter muita atenção na decoração com velas e nunca às esquecer acesas, principalmente se houver crianças e animais por perto.

Na mesa de jantar as velas fazem toda a diferença, deixe a criatividade solta e coloque-as como centro de mesa junto com algumas flores, ou então, use velas menores na frente de cada lugar. As velas também podem ficar suspensas, no chão, ou colocadas em cada degrau de um lance de escadas.  
 

Velar Decorativas em Curitiba

A Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

Os comentários estão encerrados.