Páscoa

pascoa

O carnaval pode ter acabo, mas as festividades ainda não. A páscoa vem por ai e com ela doces, chocolates, cestas de café da manhã e todas as guloseimas que você possa imaginar. E por mais que isto seja tudo de bom, a pergunta que fica solta no ar é: Você sabe realmente o significado da páscoa?

Pode parecer uma pergunta simples de se responder, porém muitas pessoas com o passar dos anos tem esquecido o real significado desta data milenar. E por conta disto, vamos ajuda-lo a relembrar o quão importante é esta festividade, tanto para religião quanto para a história do mundo.

 

O QUE É A PÁSCOA?

 

A palavra páscoa tem como significado passagem. Este nome se dá devido ao período em que a data é comemorada, pois anuncia o fim do inverno e a chegada primavera. Para as antigas civilizações a páscoa simbolizava o fim de um período dificuldades e inicia um novo tempo para novas colheitas.

Embora ela esteja muito presente no passado, a páscoa tem um grande vínculo com a religião. Para os cristãos esta data é a celebração mais importante para a fé católica, pois marca a ressureição de Jesus Cristo. O dia da páscoa foi estabelecido no ano de 325 por um decreto do concilio de Niceia, sendo sua data comemorativa no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio que ocorre no inicio da primavera.

Porém, não é somente os cristãos que comemoram esta data. Para os judeus a páscoa ou Pessach é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Sendo que suas festividades para o dia começam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan.

 

SIMBOLOGIAS DA PÁSCOA

Existem diversas simbologias durante o período de páscoa, sendo que as duas mais presentes são: o coelho e o ovo.

A presença do coelho na páscoa tornou-se essencial para simbolizar este dia de comemoração. O principal motivo para a escolha deste mamífero foi relacionada por representar a fertilidade. Como assim? Bem, como dito anteriormente a páscoa, nos tempos antigos (A.C.), era comemorada no inicio da primavera, quando os animais apareciam nos campos com seus filhotes, ou seja, uma época de fertilidade.

Por isso a escolha do coelho, pois durante este período sua reprodução trazia inúmeras ninhadas.

Assim como o coelho o ovo é outro elemento essencial para a páscoa. Tem como simbologia representativa o começo da vida, ou então um novo recomeço. Afinal muitas civilizações antigas acreditavam que presentear seus amigos e familiares significava estar desejando para pessoa que ela possua uma vida feliz ou um novo recomeço.

Outros símbolos da páscoa que estão vinculados a religião são:

  • Peixe/ bacalhau
  • Ramos de palmeiras
  • Círio Pascal
  • Sino
  • Pão e vinho

 

POR QUE FESTEJAR A PÁSCOA?

Como dito anteriormente, a páscoa esta presente desde os tempos antigos sendo representada por inúmeros significados. Porém o verdadeiro motivo de se festejar esta relacionada ao vínculo familiar. A festividade da páscoa tem como objetivo desejar que os tempos ruins acabem e que novos recomeços sejam realizados, levar alegria ao próximo e claro a você mesmo.

Por isso, comemorar a páscoa tornou-se essencial para família, pois representa um período de alegria e estabilidade para o lar.

 

DECORAR A CASA PARA PÁSCOA

Além da troca de ovos de páscoa, o ponto chave desta comemoração é o almoço em família. E sabendo disso, vamos trazer algumas dicas para decorar a sua casa e fazer com que os convidados se surpreendam não somente com o banquete, mas também com a sua decoração.

Se você for receber familiares e amigos na sua casa para um almoço o ponto chave é saber decorar a sua mesa. Saber combinar os elementos de decoração com os pratos é uma ótima forma de impressionar.

Outra dica bacana é utilizar guirlandas decorativas de páscoa nas portas de entrada ou próximas a mesa de almoço. Isto poderá simbolizar a união das pessoas envolvidas no almoço.

Se você optar em fazer um jantar ao invés do almoço, saber decorar a casa com flores e ovos enfeitados é uma ótima pedida para trazer uma atenção ao local.

A páscoa é um período que traz inúmeros significados, porém o maior deles é saber presentear o próximo de desejar felicidades, por isso aproveite ao máximo este momento com seus amigos e familiares.

 

Artigos para a Páscoa em Curitiba

A Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

Os comentários estão encerrados.