História das embalagens

História das embalagens

HISTÓRIA DAS EMBALAGENS

Já imaginou um mundo onde os produtos não tivessem embalagens? Com certeza, se isso fosse real, não estaríamos nem perto de ter os avanços tecnológicos que vivenciamos hoje.

As embalagens podem parecer algo bobo ou trivial para alguns, mas se pensarmos bem, praticamente tudo que consumimos vem em algum tipo de embalagem, logo, não consumiríamos muito do que usufruímos hoje, por não ter a condição de consumo que a embalagem nos proporciona.

Atualmente existem muitos tipos de embalagens, com diversos fins e o investimento tecnológico empregado nelas é cada vez mais alto. Isso garante que exista um embrulho para cada tipo de produto, feito para conserválo de acordo com suas características.  

O QUE É UMA EMBALAGEM

Uma embalagem é um recipiente utilizado para guardar determinado produto, seus aspectos devem comportar as características e especificações necessárias ao produto. Por exemplo, para algo liquido não se indica um recipiente feito de tecido, pois o produto vazaria.

A embalagem tem como função, acondicionar o produto, assegurando sua integridade por determinado período de tempo. É importante ter em mente que por mais que a embalagem seja eficiente e o produto seja duradouro, poucos itens têm longínqua duração de vida.

NO INICIO

As primeiras embalagens surgiram a mais de 10 000 anos, elas foram criadas para aprimorar a alimentação do homem, no inicio eram usadas coisas encontradas na natureza, que eram utilizadas da mesma forma de como eram encontradas, sem nenhum tipo de tratamento. Cascas de coco e conchas do mar eram bastante utilizadas nessa época, basicamente para deposito e transporte de água.

Apenas algum tempo depois que se começou a fabricação de embalagens segundo com produtos resultantes de habilidades manuais e esforço intelectual do homem. As tigelas de madeira esculpida, bolsas de pele de animal, cestas de fibras naturais, bem como os potes de barro, são exemplos de produtos com fins de embalar dessa época.

Posteriormente, com certo aprimoramento, o que muito se utilizou como embalagem eram os vasos produzidos em barro e apesar da fundição de metais como ferro e cobre ser descoberta nessa época eles só foram ser usados para fabricação de itens para embalar muito mais tarde.

VIDRO

Posteriormente a isso, alguns artesãos sírios fizeram uma descoberta que revolucionou os padrões da época, alguns deles descobriram que era possível soprar o vidro durante seu processo de fundição, criando um espaço de ar dentro do recipiente, dando a ele a forma desejada.

A partir daí o vidro passou a ser um dos produtos mais utilizados para confecção de recipientes para os mais variados fins.

Apesar dos grandes feitos desde os períodos mais primórdios da embalagem, seus avanços se deram a passos lentos até o começo da renascença, mas foi somente já na era industrial que elas começam a se desenvolver e tomar os moldes conhecidos atualmente. Nessa época itens como o papel, começam a ser mais empregados na confecção de embalagens.

A EMBALAGEM PÓS-GUERRA

Após a era industrial na Europa, em pleno desenvolvimento econômico dos países, se teve as duas grandes guerras. Em períodos de conflito todos os esforços econômicos, intelectuais e de demais recursos de um país se voltam à batalha.  Logo, foram aprimorados alguns tipos de embalagens com fins de transportar comida e suprimentos pelos soldados de um local para outro.

Após a segunda guerra, as tecnologias empregadas nessas embalagens de uso militar se estendem à população e começam a evoluir cada vez mais, a partir daí começa-se a vasta utilização do plástico e alumínio na produção de embalagens.

Hoje em dia, encontram-se vários tipos de materiais na fabricação de materiais, pois atualmente há uma infinidade de tipos de produtos para serem embalados, cada um exigindo uma característica especifica para o resguardar das ações do tempo.

EMBALAGENS EM CURITIBA

A Sete Embalagens atua no mercado desde 1994. A empresa oferece produtos de qualidade e garantia. Atua no ramo de embalagens descartáveis e presenteáveis. Preocupamo-nos com o bem-estar e a satisfação de nossos clientes. Para mais informações, ligue: (41) 3263-4621 ou acesse nosso site: www.seteembalagem.com.br.

Os comentários estão encerrados.