Limpe sua casa sem produtos químicos e sinta-se melhor!

Limpe sua casa sem produtos químicos e sinta-se melhor!

mulher limpando espelho

Quando você  precisar fazer aquela limpeza caprichada na sua casa no fim de semana ou deixar tudo brilhando para alguma data comemorativa, você usa detergentes químicos antibacterianos, detergentes e produtos de limpeza para manter sua casa “limpa”? Então talvez seja hora de você repensar!

SIM, detergente parece tão óbvio quanto papel higiênico ao visitar a casa de alguém. Ou talvez um pouco de Vanish para remover as manchas? Estas são drogas que orgulhosamente exclamam que “matam todas as bactérias”.

Mas todas as bactérias em casa são realmente ruins? E o que é um microbioma? Entenda agora neste artigo.

Microbioma doméstico e da pele

Imagine que sua casa e sua pele tenha um microbioma (microrganismos em um determinado ambiente), assim como sua flora intestinal.

Bactérias boas no intestino (probióticos) são super importantes para te proteger contra bactérias nocivas no intestino, você faz isso comendo alimentos ou suplementos contendo bactérias probióticas.

Mas também é importante manter um equilíbrio entre bactérias boas e ruins em sua casa e em sua pele.

Quando você usa produtos de limpeza antibacterianos químicos fortes em casa, você mata todas as bactérias, bactérias boas e nocivas, que, a longo prazo, podem perturbar o microbioma da pele e dos intestinos.

mulher limpando espelho

Isso pode ser comparado a antibióticos que não apenas matam as bactérias ruins no corpo, mas também matam as bactérias boas  que estão lá para protegê-lo.

Estar exposto a várias bactérias em casa e na pele pode fortalecer seu sistema imunológico, enquanto uma casa excessivamente “limpa” pode levar ao aumento de problemas com alergias e asma.

Isso não se aplica apenas aos produtos de limpeza. Da mesma forma, sabonetes convencionais, xampus, desodorantes, cremes, álcool e limpeza excessiva podem interferir na flora bacteriana natural.

Produtos de limpeza fortes em contato com a pele secam os óleos naturais da pele, o que pode fazer com que a pele fique seca e pode causar coceira e erupções cutâneas.

As bactérias vivas são, portanto, importantes, não apenas no intestino , mas também em casa e na pele!

O que posso fazer para evitar perturbar as bactérias vivas então?

Primeiro, você pode substituir os produtos químicos por alternativas naturais, principalmente quando se trata de limpar embalagens de alimentos ou outros tipos, como, por exemplo, tupperwares.

Hoje, também existem produtos de limpeza igualmente eficazes e outros produtos de limpeza totalmente naturais e livres de substâncias nocivas.

mulher produtos de limpeza

Eles deixam sua casa viva, mantendo-a limpa, além disso, os produtos não são prejudiciais ao meio ambiente. Em vez de produtos químicos fortes, esses produtos contêm surfactantes vegetais e vários oleos essenciais.

Em outras palavras, não há razão para NÃO mudar para detergentes naturais, detergentes e outros agentes de limpeza.

Se você atualmente usa xampus, sabonetes ou produtos para cuidados com a pele convencionais, pode substituí-los por alternativas mais naturais sem conservantes, sulfatos, surfactantes etc.

Eu prometo que uma alternativa natural irá mantê-lo tão bonito e fresco sem produtos químicos desnecessários! Além disso, eles são melhores para o meio ambiente, ganha-ganha!

5 dicas para limpar e perfumar sua casa sem produtos químicos

  • Desinfectar:

Desinfete as superfícies da cozinha usando vinagre ou vinagre de  maçã em vez de produtos químicos.

  • Limpeza:

Limpe uma banheira, vaso sanitário, pia ou forno limpos usando  bicarbonato.

  • Melhorias:

Substitua o seu detergente antibacteriano para lavar a louça manual por, por exemplo, bórax e bicarbonato de sódio.

  • Remoção:

Substitua o seu removedor de manchas por um removedor natural, como o sabão de bile.

  • Perfumação:

Para perfumar naturalmente sua casa, use um difusor de aromas com óleos essenciais.

É possível restaurar a flora bacteriana natural da pele?

Além de mudar para cuidados naturais com a pele, maquiagem e substituir os produtos químicos por produtos de limpeza naturais, também existem maneiras de aumentar as bactérias vivas.

Uma maneira de fazer isso é usar produtos que simplesmente contêm bactérias probióticas. Sim, existem esses produtos!

Você pode pensar que hoje em dia é natural tomar um suplemento probiótico para fortalecer a saúde intestinal, proporcionar uma melhor digestão e um sistema imunológico mais forte? Da mesma forma, você pode usar produtos na pele para equilibrar a flora bacteriana dentro e fora do corpo.

Exemplo: Probióticos em um desodorante podem equilibrar as bactérias na axila e afastar o cheiro de suor. Porque são as bactérias , e não o suor real, que fazem você cheirar mal.